quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Estado Escola

Olá,
Geologada mais linda do Brasil, hehe, nova seção post..
Esta vem com a intenção de mostrar pra vocês o quanto o nosso estado é excelente em termos de geologia, se tem tudo o que quer e mais um pouco. Somos tipo assim..muito privilégiados, só que nosso curso ainda não sabe aproveitar tudo, mas não podemos cobrar também uma coisa que desconhecemos. Através dessa seção eu  desenvolverei textos básicos sobre cada canto do estado, deixarei as referências embaixo (obvio), e fica a critério de vocês irem mais a fundo do que se interessarem. Vamos explorar  o que está ao nosso alcance, tanta coisa aqui pra ver, e você sonhando com os Andes..(não estou dizendo pra não sonhar, até porque eu sonho com a Austrália dia e noite kkk, mas procure conhecer o que têm ao seu redor primeiro).
Mais uma colocação..peço aos que entendem mais que eu dos assuntos aqui citados que ao lerem se encontrarem algum equivoco da minha parte que me corrijam. Grata.

Então vamos a uma breve introdução..

Nosso estado compreende 3 províncias: Borborema, São Francisco e Província Costeira e Margem
Continental,  províncias estás definidas por Almeida et al. (1977).
A província Borborema compreende no estado a Faixa de Dobramento sergipana, situada entre o limite nordeste do Cráton do São Francisco e o Maciço Pernambuco-Alagoas. A faixa de dobramento sergipana é composta por 6 domínios( os quais serão desmembrados depois) : Estância, Vaza Barris, Macururé, Marancó, Poço Redondo e Canindé (onde eu trabalho haha).
Já a Província São Francisco corresponde ao Cráton do São Francisco, está representada pelos terrenos gnáissico- migmatíticos da região de Riachão do Dantas, Buquim, Itabaianinha e Cristinápolis (embasamento
do cráton) e pelos sedimentos pouco deformados da região de Lagarto, Palmares e Tobias Barreto (coberturas do cráton). Este embasamento gnáissico que compreende o cráton também engloba os domos de Itabaiana e Simãos Dias.
Na Província Costeira e Margem Continental encontram- se as bacias sedimentares costeiras
mesocenozóicas, e suas extensões submersas na margem continental, desenvolvidas a partir do Jurássico.No nosso estado compreende a parte da bacia do Tucano e a bacia de Sergipe( excelente bacia escola, tem todas as fases) além de formações superficiais terciárias e quaternárias continentais, e os sedimentos quaternários da plataforma continental.


Gente então esse é um resumo bem resumido do nosso estado, se vocês quiserem saber mais leiam a indicação posterior  hahaha.
Próximos posts tratarão sobre cada domínio, cada bacia e formações e etc. 
Referência : As figuras e o embasamento teórico para o texto veio do "2- Geologia do estado de Sergipe", disponibilizado pelo site da CPRM http://www.cprm.gov.br/, eu procurei achar o linck certinho onde eu tinha baixado, mas não achei. Também já têm um tempão que tenho esse resumão do estado que peguei no site, caso não achem e queiram ler eu posso passar, só é deixar o e-mail.

Au revoir :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário