sexta-feira, 26 de outubro de 2012

De volta ao começo

Então..
Eu pensei muito antes dessa publicação... Pedi para pessoas leram antes de ir ao ar e etc..Porque é complicado escrever sobre o assunto principalmente quando muitos estão com os nervos a flor da pele, e é complicado ter que medir palavras por se tratar de algo que pode ser usado contra mim( se é que vocês me entendem) hahaha e fora que estou com um publico muito vasto.. afinal o blog ta sendo visualizado dos E.U.A., Argentina, Bolívia, Malásia, Rússia,  Alemanha, Espanha. Mas la vai.. De volta ao começo..

Em 30 de maio de 2006 ocorreu o Encontro do Fórum Nacional de cursos de Geologia no Rio de Janeiro, onde  foi debatida a implementação do curso de geologia da Universidade Federal de Sergipe, representando estavam: Antonio Jorge V. Garcia e Luis Carlos Fontes. Em setembro de 2006 saiu o relatório final desses encontros. ( http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v4/pdf-v4/pdf-v4-art7bis.pdf de onde eu tirei esses dados inclusive).

Em 2007 nascia o curso de geologia da UFS..
                A turma de 2007 com um dos fundadores do curso o professor Antonio Jorge V. Garcia .

            A turma de 2007 com um dos fundadores do curso Luis Carlos Fontes.

Constavam na equipe docente inicial em ordem cronológica mais ou menos(pois estou fazendo um apanhado geralzão)  :  Antonio Jorge V. Garcia(2007), Luis Carlos Fontes (2007),Ana Claudia da Silva Andrade(2007 porém estava ainda vinculada a geografia tornando-se professora do núcleo em 2010),  Jose Antonio de Pacheco de Almeida (2007, porém ainda vinculado a geografia tornando-se professor do núcleo em 2010),  Aracy Senra(2007, sendo que só no ano 2008 ficou como professora efetiva), Maria de Lourdes da Silva Rosa (2008), Edilma de Jesus Andrade (2009), Herbet Conceição (2009),  Farid Chemale Junior(2009), Lucy Takehara (2009),  e por fim Felipe Guadagnin(2009).

Em 2009, deixa o núcleo de geologia um dos fundadores do curso, o professor Luis Carlos Fontes, e instala-se no departamento de Eng. de Pesca. O primeiro a sair do barco geológico. A tripulação continua..
Em agosto de 2010, fazendo mais ou menos 9 meses de UFS sai o professor Felipe Guadagnin, vinculado a instituição como professor substituto. No mesmo ano em questão (2010) deixam  a geologia UFS  Farid Chemale Junior e Lucy Takehara.

Em 2010 ingressa como professor substituto( não sei se estou usando esse termo certo, mas enfim, que não é efetivo) Maurício Liskaborba que acaba passando pouquíssimo tempo, pois suje a oportunidade de doutorado. Nesse mesmo ano o professor Paulo Espinheira ingressa e sai no inicio de 2012.

Dai em 2011 ingressam no curso a professora Cristine Lenz e o professor Viter Magalhães Pinto, que este ultimo esta saindo do curso em dezembro de 2012.

Alguns professores passaram também pelo curso como Afonso, Felipe Lira, Naedja Vasconcelos , Monica Correia, Talita Gentil.. (não sei se esqueci de alguém)

Temos alguns professores recentes e ex alunos da casa Cleverton e Joane.

E próximo ano, 2013, tudo consta que teremos 5 novos professores, quanto tempo durarão só Deus sabe..

Contra fatos não há argumentos, nos temos um histórico de perda maior do que os ganhos. Não se sabe o quanto é doloroso  uma perda até vivencia - la, sendo essas perdas motivos de revolta de grande parte dos alunos, isso desde a primeira turma.

 Apesar que mesmo não passando pelos fatos tiveram pessoas que apoiaram boa parte da movimentação em busca de melhorias, principalmente a feita pelo pessoal de 2008. Que deu em que? Em nada!

Ontem observei várias declarações enfurecidas no facebook, estilo o apocalipse, e somente observei, e digo que continuarei só a observar. Dizem que a esperança é ultima que morre, pois é..a minha ta dando o ultimo suspiro. Só queria ver que ainda tem jeito, só queria me formar em paz fazendo o que amo fazer, e acho que essa é a intensão de todos vocês, só quero fazer esse juramento (assista o vídeo abaixo) com o maior orgulho do mundo e não simplesmente por esta feliz de ter me livrado da casa dos terrores...



Pra aqueles que ainda não sabem o que é sentir-se um futuro geólogo, trabalhar com a mente e com o martelo não vão entender nada disso que eu estou querendo questionar..enfim, não deixem o curso morrer, provem que ainda existe esperança.
Deixo vocês com esse vídeo da formatura de geologia da turma de 2007.





Obs: 1- Super tentei achar o discurso do paraninfo Luis Carlos, pra postar mas não achei, quem tiver esse momento histórico pode enviar.
Esse vídeo é do mestre amigo Antonio Garcia.
2- O titulo diz respeito a um trecho da música de Capital inicial, que achei ter muito a ver: Como se sente de volta ao começo, as falhas e os erros, tudo tem preço..
3- Muitos dos dados foram levantados a partir de currículos CNPq.

4 - Agradeço a meus amigos pela colaboração dada para esse texto principalmente com algumas informações. Em especial ao Ícaro, Gabriel e Rayane.




6 comentários:

  1. Parabéns MEEESMO!
    Adorei o texto e com esse vídeo de Garcia falando já me senti formanda e já vi que, se depender de mim, vai ter muito chororô na nossa formatura kkkkkkkk
    Sigo que nem vc, com esperança, mas a esperança de achar que posso mudar alguma coisa...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ingrid.. Parabéns! Infelizmente estamos perdendo/e já perdemos, os melhores profissionais.. A esperança não pode parar de tentarmos mudar o nosso curso e não deixar acabar...

    ResponderExcluir
  3. imprime isso ai e cola la no CA. muito bom ingrid.

    ResponderExcluir
  4. Pois é.. Nao consegui somente assistir as barbaridades nao.. O.o farei isso :D

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que o vídeo tem la no lab. GEORIOeMAR, pq tinha gente de la filmando... vou falar com o professor Luis Carlos sobre ele.

    ResponderExcluir