quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Entrevista geológica

Futurooos geólogos!!
Eu vivia dizendo que tinha novidade e tal..pois é enfim elas vão começar  aparecer! hehe 
Essa seção de posts, como o nome já diz são entrevistas com geólogos, coisas que geralmente se quer saber quando se conhece um..as perguntas são bem simples, mas espero que gostem. E ta tudo abaixo igualzinho ao que me foi respondido, só mudei a cor da letra hehe
Pra abrir essa nova seção no blog não poderia escolher uma pessoa melhor hahaha, não tou puxando saco não kkk, mas ela é uma cearense muito da arretada... Já foi professora de alguns na UFS..é super auto astral...E ai? Ja sabem quem é? txantxantxantxaaaan

Então vamos então a nossa primeira geóloga entrevistada \o/ :

Formada por qual universidade: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
- Nome completo: NAEDJA VASCONCELOS PONTES
-Natural de: FORTALEZA/CE
-Mora atualmente em: SALVADOR/BA
-Idade (opcional): 25 ANOS
- Trabalha atualmente em: PESQUISADORA COM FOCO EM GEOQUÍMICA E PROSPECÇÃO
- mestre, doutora ou nenhum dos dois?- ATUALMENTE CURSANDO MESTRADO, PREVISÃO PARA TÉRMINO EM JANEIRO DE 2013.
A Entrevista :

1- Porque escolheu geologia?
Na época do vestibular (2004), eu não fazia idéia do que era Geologia, curso muito pouco divulgado no Ceará. O que eu realmente gostava bastante é Oceanografia, fazia leitura de várias coisas sobre o assunto e adorava, porém, no Ceará em 2004 não existia Graduação em Oceanografia. Então fiz vestibular no CEFET (Atual Instituto Federal do Ceará) para Turismo, na UECE (Universidade Estadual do Ceará) para Geografia e UFC (Universidade Federal do Ceará) tentei Geologia. Eu estava na torcida para ser aprovada em Geografia, pois acreditava que posteriormente poderia aproveitar para fazer Oceanografia. E a Geologia que tentei na UFC, tentei porquê ACHAVA O NOME PARECIDO COM GEOGRAFIA , então deveria ter algo haver. Moral da história, fui aprovada no CEFET e UFC. Aí pensei “ Vou fazer Geologia porquê é na Universidade Federal, depois eu vou ver se transfiro para Oceanografia em outro estado no Brasil...). Primeiro ano de curso “ODIEIIIIIIIIIII”, tantos cálculos, físicas, químicas... A disciplina de Geologia Geral em um laboratório lotado de PEDRAS (Desculpas, ROCHAS), pensei “ o que é que esses doidos fazem com essas pedras?”. Os anos foram passando, e realmente só fui aprender a gostar de Geologia depois que passou as disciplinas “básicas” ( que de básicas só tem o nome), e realmente fui para as disciplinas de Geologia. A minha paixão veio com a disciplina GEOLOGIA ESTRUTURAL com Prof. Dr. Michel Arthaud. PAIXÃO A PRIMEIRA VISTA!!! ECONÔMICA então! Amei! Quando fiz a disciplina de GEOLOGIA MARINHA pensei “ Realmente, não nasci para Oceanografia, meu lugar é aqui na Geologia!!!...”. Hoje digo com toda a certeza no mundo, se eu estivesse na OCEANOGRAFIA eu não estaria tão feliz como estou hoje! AMOOOOOO O QUE FAÇO, não me vejo fazendo outra coisa se não isto! Porquê o amor já existia dentro de mim, eu só desconhecia! VIVA A GEOLOGIA!!!!

2- Como escolheu a área de trabalho ao se formar? Decidiu isso logo?
Geologia Marinha já está na cara que não era a minha praia, mesmo já tendo feito alguns trabalhos na área! Trabalhei com rochas ornamentais e hoje estou na pesquisa. Sabe aqueles médicos que chamamos de CLÍNICO GERAL? Me considero uma “ GEÓLOGA CLÍNICO GERAL”, gosto de tudo um pouco e odeio GEOFÍSICA.

3- O que você faz no seu emprego atual?
 Pesquisa com PROSPECÇÃO GEOQUÍMICA, atualmente desenvolvida no Mestrado também.

4- Como você ver o mercado de trabalho, hoje, pra área a qual você trabalha?
Bombando! Não percam tempo e tratem logo de se formar! Muito emprego para pouco Geólogo capacitado.

5-  Quais experiências(profissionais, fora a atual) você já passou como geóloga? Qual você achou mais importante? Porque? 
Mineração e Exploração de Rochas Ornamentais e Professora da Universidade Federal de Sergipe. Com certeza a primeira opção, pois descobri que no mercado de trabalho as coisas são bem diferentes do que aprendemos na academia.

6- Caso queira deixar um recadinho pra a geologada que ta ai se lascando pra se formar, que não sabe se é isso que quer da vida..kkk fique a vontade.. :)

Pessoal que entrou no curso sem saber o que é geologia, não desistam como muitos fazem, às vezes nos descobrimos geólogos depois de muitos anos. E aos que estão para se formar, paciência e calma...
O CURSO DE GEOLOGIA É QUASE UM MILHÃO DE ANOS ESTUDANDO, MAS OS NOSSOS PROFESSORES AINDA CONSIDERAM ISSO UM CURTO INTERVALO DE TEMPO PARA APRENDER GEOLOGIA.
Mas passa rapidinho....


Então é isso geologada! Pra concluir esse post dêem uma olhadinha nesse vídeo que trata de mercado de trabalho hahaha: 


(vai o link pk n consegui botar o vídeo hehe)

Agradecimentos: Muito muito obrigada mesmo a Naedja por conceder a entrevista pro blog. E obrigada a Mara Oliveira pela dica do vídeo :)

2 comentários: