quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Entrevista geológica

Futurooos geólogos!!
Eu vivia dizendo que tinha novidade e tal..pois é enfim elas vão começar  aparecer! hehe 
Essa seção de posts, como o nome já diz são entrevistas com geólogos, coisas que geralmente se quer saber quando se conhece um..as perguntas são bem simples, mas espero que gostem. E ta tudo abaixo igualzinho ao que me foi respondido, só mudei a cor da letra hehe
Pra abrir essa nova seção no blog não poderia escolher uma pessoa melhor hahaha, não tou puxando saco não kkk, mas ela é uma cearense muito da arretada... Já foi professora de alguns na UFS..é super auto astral...E ai? Ja sabem quem é? txantxantxantxaaaan

Então vamos então a nossa primeira geóloga entrevistada \o/ :

Formada por qual universidade: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
- Nome completo: NAEDJA VASCONCELOS PONTES
-Natural de: FORTALEZA/CE
-Mora atualmente em: SALVADOR/BA
-Idade (opcional): 25 ANOS
- Trabalha atualmente em: PESQUISADORA COM FOCO EM GEOQUÍMICA E PROSPECÇÃO
- mestre, doutora ou nenhum dos dois?- ATUALMENTE CURSANDO MESTRADO, PREVISÃO PARA TÉRMINO EM JANEIRO DE 2013.
A Entrevista :

1- Porque escolheu geologia?
Na época do vestibular (2004), eu não fazia idéia do que era Geologia, curso muito pouco divulgado no Ceará. O que eu realmente gostava bastante é Oceanografia, fazia leitura de várias coisas sobre o assunto e adorava, porém, no Ceará em 2004 não existia Graduação em Oceanografia. Então fiz vestibular no CEFET (Atual Instituto Federal do Ceará) para Turismo, na UECE (Universidade Estadual do Ceará) para Geografia e UFC (Universidade Federal do Ceará) tentei Geologia. Eu estava na torcida para ser aprovada em Geografia, pois acreditava que posteriormente poderia aproveitar para fazer Oceanografia. E a Geologia que tentei na UFC, tentei porquê ACHAVA O NOME PARECIDO COM GEOGRAFIA , então deveria ter algo haver. Moral da história, fui aprovada no CEFET e UFC. Aí pensei “ Vou fazer Geologia porquê é na Universidade Federal, depois eu vou ver se transfiro para Oceanografia em outro estado no Brasil...). Primeiro ano de curso “ODIEIIIIIIIIIII”, tantos cálculos, físicas, químicas... A disciplina de Geologia Geral em um laboratório lotado de PEDRAS (Desculpas, ROCHAS), pensei “ o que é que esses doidos fazem com essas pedras?”. Os anos foram passando, e realmente só fui aprender a gostar de Geologia depois que passou as disciplinas “básicas” ( que de básicas só tem o nome), e realmente fui para as disciplinas de Geologia. A minha paixão veio com a disciplina GEOLOGIA ESTRUTURAL com Prof. Dr. Michel Arthaud. PAIXÃO A PRIMEIRA VISTA!!! ECONÔMICA então! Amei! Quando fiz a disciplina de GEOLOGIA MARINHA pensei “ Realmente, não nasci para Oceanografia, meu lugar é aqui na Geologia!!!...”. Hoje digo com toda a certeza no mundo, se eu estivesse na OCEANOGRAFIA eu não estaria tão feliz como estou hoje! AMOOOOOO O QUE FAÇO, não me vejo fazendo outra coisa se não isto! Porquê o amor já existia dentro de mim, eu só desconhecia! VIVA A GEOLOGIA!!!!

2- Como escolheu a área de trabalho ao se formar? Decidiu isso logo?
Geologia Marinha já está na cara que não era a minha praia, mesmo já tendo feito alguns trabalhos na área! Trabalhei com rochas ornamentais e hoje estou na pesquisa. Sabe aqueles médicos que chamamos de CLÍNICO GERAL? Me considero uma “ GEÓLOGA CLÍNICO GERAL”, gosto de tudo um pouco e odeio GEOFÍSICA.

3- O que você faz no seu emprego atual?
 Pesquisa com PROSPECÇÃO GEOQUÍMICA, atualmente desenvolvida no Mestrado também.

4- Como você ver o mercado de trabalho, hoje, pra área a qual você trabalha?
Bombando! Não percam tempo e tratem logo de se formar! Muito emprego para pouco Geólogo capacitado.

5-  Quais experiências(profissionais, fora a atual) você já passou como geóloga? Qual você achou mais importante? Porque? 
Mineração e Exploração de Rochas Ornamentais e Professora da Universidade Federal de Sergipe. Com certeza a primeira opção, pois descobri que no mercado de trabalho as coisas são bem diferentes do que aprendemos na academia.

6- Caso queira deixar um recadinho pra a geologada que ta ai se lascando pra se formar, que não sabe se é isso que quer da vida..kkk fique a vontade.. :)

Pessoal que entrou no curso sem saber o que é geologia, não desistam como muitos fazem, às vezes nos descobrimos geólogos depois de muitos anos. E aos que estão para se formar, paciência e calma...
O CURSO DE GEOLOGIA É QUASE UM MILHÃO DE ANOS ESTUDANDO, MAS OS NOSSOS PROFESSORES AINDA CONSIDERAM ISSO UM CURTO INTERVALO DE TEMPO PARA APRENDER GEOLOGIA.
Mas passa rapidinho....


Então é isso geologada! Pra concluir esse post dêem uma olhadinha nesse vídeo que trata de mercado de trabalho hahaha: 


(vai o link pk n consegui botar o vídeo hehe)

Agradecimentos: Muito muito obrigada mesmo a Naedja por conceder a entrevista pro blog. E obrigada a Mara Oliveira pela dica do vídeo :)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vem congresso Vem.. IAIAÔ

ESTÁ CHEGANDOOOOOOOOO!! huhu \o/

Pois é 6 dias, já estou me sentindo com um pé em Santos..
Alguns breves esclarecimentos gerais :
- Esse post é o último da seção "vem congresso"..deve ter mais posts sobre o congresso, porém vai ser sobre o que rolou la, ou seja só na volta do congresso..eu até pensei em postar algum durante, mas eu não terei tempo algum e sei também que ninguém vai ler mesmo hehe
-  Com essa volta as aulas de certeza vou sumir mais do blog, pois é eu não sou desocupada como vocês pensam. hahaha Só que com a greve como eu só estava me dedicando exclusivamente a uma atividade (projeto), tava sobrando tempo, mas enfim quero dizer que não abandonarei o blog, ou seja não chorem.
- Peço desculpas por alguns erros de concordância e português que andei vendo ao reler os posts, sei lá neh.. va que vocês leiam e pensem: "q guria burra". E outra coisa é que eu escrevo como vem a cabeça e acho bem mais legal essa linguagem, do que uma jornalistica chatonilda. E espero que vocês também estejam gostando.

Esclarecimentos a parte vamos ao post..
Gente pra começar vamos falar dos trabalhos que vão ser apresentados..
Como vocês puderam ver, temos várias linhas de pesquisa que foram ou estão sendo desenvolvidas, não deu pra botar o trabalho da galera toda, mas os dias das apresentações do pessoal da seção post são basicamente aqueles, nos horários das 17 as 18:30. Aproveitando, pra você que leu o post passado e está sem fazer nada da vida, procure algo, pois é muito legal se envolver em linhas de pesquisa.

E pra encerrar essa parte vai um ultimo resumo de trabalho :


"PADRÕES DE DEFORMAÇÃO NA PORÇÃO OESTE DO DOMO DE ITABAIANA, FORMAÇÕES RIBEIRÓPOLIS E JACOCA"

"Estudo realizado na Serra da Miaba, porção oeste do Domo de Itabaiana, na cidade de Macambira/SE que procurou analisar as deformações ali encontradas procurando entender as fases de deformação que ocasionaram o fechamento da paleobacia que formou a Faixa de Dobramentos Sergipana. além de grande importância na geotectônica e geologia estrutural esse afloramento pode ser usado como homólogo no estudo de bacias sedimentares portadoras de petróleo. "

Quando: trabalho em painél Sessão 3, tema SP03 - Terrenos neoproterozóicos, dia 03 de outubro, poster de número 21
Gabriela Menezes

Hoje a Mayara Macchin ( Universidade Estadual de Campinas) postou hoje la no grupo do congresso, uma parte de um jornal de la que têm o seguinte:

 Geeeeenteeeee é isso mesmo que eu entendi? Lula ira esta la?  penseeeee.. esse congresso ta que ta, tanta novidade, tanta gente importante, tanta coisa boa.. Em falar em coisa boa, falaremos de festa kkk
Já está tudo organizado para o Geoluau que ocorrerá no dia 3/10 \o/ foi publicado também no grupo do congresso por Fabiano Bandeira (UNIMONTE) o seguinte:

 "GEOLUAU NOVIDADES!!!!

Galera, seguiiiiiiiiinte...

O GEOLUAU está de pé, porém fizemos algumas melhorias quanto ao local do evento. Existem algumas restrições para realização de eventos na praia em Santos e o luau só poderia ser realizado se não houvesse bebida, resultado óbvio: mudamos de local.

Como a idéia é fazer um encontro onde possamos nos divertir, resolvemos escolher uma praia mais privada, que fosse próximo ao evento e com a cara da geologada. O local escolhido foi a PRAIA DO GÓES, lugar de visual bacana e mais parecido com o que a galera de geologia gosta de conviver. A praia é de acesso restrito, via barca e no dia do evento só estarão na praia os moradores do vilarejo local e os participantes do GEOLUAU. Estamos programando um DJ para comandar o reggae e teremos um bar que abrirá para nos vender cervejas, outras bebidas e petiscos durante toda noite.

Para garantir nossa privacidade, o acesso ao GEOLUAU será realizado do Píer, na ponta da Praia (ver Banner do evento publicado abaixo) através de barcas que limitarão o acesso apenas para pessoas que estiverem com as pulseiras do GEOLUAU, que serão entregues junto com uma caneca que venderemos ao preço de R$ 10,00, no Stand da UNIMONTE, durante os primeiros dias do congresso.

Para entender melhor a localização do evento, estamos disponibilizando também um banner com o trajeto do Congresso até o local do GEOLUAU. Durante o congresso, no Stand da UNIMONTE na Expogeo do CBG, vamos atender a todas as dúvidas.
Quem tiver instrumento musical e quiser levar para o GEOLUAU, será bem vindo.

E VAMO QUE VAAAAAAMO GEOLOGADA!

Segue os contatos:
Fabiano: 13 8819-4519 / 8122-5509
Annabel: 13 9736-0090
Gabriela: 13 8194-7518
geologiasantos2012@yahoo.com.br "



Pois é tudo certo para o geoluau, e está muito bem organizado, adorei!
 Ah e um detalhe são somente 400 pulseiras que serão distribuídas, o número está pouco mas é compreensível que seria loucura levar mais gente.. Então se você não quer ficar de fora no domingo ao ir la no centro de convenções corra, corra mesmo, na barraquinha da UNIMONTE e adquira a sua! Ah e na balsa tem coletes salva vidas, não se preocupem tanto..kkk
Outro detalhe é que por enquanto não falaram nada em liberar levar bebidas, ou seja vão ser adquirias no bar que estará la a disposição..bem eu em particular concordo com a galera que está pedindo pra levar, pelo menos bebidas quentes..por exemplo eu mesma não bebo cerveja, e fora que  como Vinicius Viana(UFRJ) disse:

"E se o bar não der conta das bebidas?? ai o lual acaba 1 hora depois de ter começado ?? melhor geral levar bebida pq vão beber tudo do bar e mais as que levarem e ainda vai faltar !! vai ter gente bebendo até agua do Mar"

Vamos aguardar uma posição da organização pra ver no que da..


Outra coisa é o campeonato de futebol de praia que irá rolar, terá tanto masculino como feminino :


  

Gente então é isso ai, um ótimo congresso a todos, aproveitem o congresso, aproveitem Santos e bebam com moderação (piada), nos veremos la, fiquem de olho agora no grupo la no facebook. Que venha Santos!





Foto da comunidade: Cidade de Santos (Via Facebook)

sábado, 22 de setembro de 2012

Hora de estourar a bolha

Geologada!!

Genteeee minha cabeça ta a mil hoje ( afinal fica prestando atenção e acompanhando o raciocínio na conversa de um físico( prof Rogério - UFS, excelente profissional por sinal) e um engenheiro de materiais (prof Rodrigo- UNIMONTES, excelente também, principalmente na área de cerâmicas) não é fácil, mta informação,.. mas enfim... desde quinta aconteceu tanta coisa que estou com tantas idéias que tão precisando ser vomitadas, botadas pra fora (fica melhor)!

Putz.. ta mais do que na hora de se estourar a bolha.. que bolha? A que exclui a geologia UFS do resto da civilização universitária! Pra começo de conversa, não estou falando em um movimento anarquista, nem nada do tipo, mas vamos começar a mudar a realidade do nosso curso. Ele está queimado pra peste no resto da UFS(infelizmente fora dela também), e isso eu vi e ouvi esses dias, e quem ta de fora da risada porque acha ridícula a situação e com razão, porque é ridícula mesmo..e o problema é nosso que não fazemos bosta alguma, não é brigar, é conversar, é ir atrás de explicação, é fazer!

 Tipo assim, o departamento de física da UFS que eu tive a oportunidade de conhecer por completo, está com uma estrutura fantástica de equipamentos, organização e etc, eles estão sempre de portas abertas pra a maioria dos cursos, tentaram obter um contato, uma parceria com o nosso curso o qual não foi obtido com sucesso. E nós saímos perdendo, porque la eles estabelecem um sistema de multe usuários para os aparelhos fantásticos e que funcionam, uma política bastante interessante e fora que la eles tem inúmeros aparelhos excelentes um exemplo é a fluorescência, enquanto isso eu não sei nem a sala que fica o DRX da geologia.. (ah é, nos temos um DRX..)

A galera da civil por exemplo, tem vários trabalhos com solos que é interesse de alguns geólogos por exemplo.. Têm o pessoal da engenharia de materiais que tem excelente estrutura (curso iniciante como o nosso mas em termos de tecnologia e parcerias  mil anos luz a frente)..

Eu não quero dizer que o nosso curso é uma porcaria por total (é em parte)..Nos temos áreas também sendo  bem desenvolvidas: estudo de praias, geoprocessamento, ígnea, petróleo, sedimentar, paleonto.. mas falta MUITO pra alcançarmos um nível que seja "ótimo" para o curso.. Fui citando os outros departamentos porque, conheço e vi que eles chegaram a onde chegaram com um "espirito" aberto, digamos..falta isso pra gente..a gente pode ir atrás pow..se você gosta de trabalhar com solos, va atras do pessoal da civil, se você gosta da área da geologia médica, tente conhecer o pessoal da medicina e sugestões dê projetos, se você gosta da hidro va na agronomia têm um excelente professor..

Genteee não deixem seus interesses na  mão de poucos..trace você..procure saber o que a universidade tem a te oferecer, não fiquem presos nessa bolha..se a área que você gosta não tem ainda do núcleo algum especialista, vamos atrás dos outros profissionais que trabalham com o assunto e estão em outras ciências, tenho certeza que eles não vão bater a porta na sua cara de cara, são profissionais. Precisamos de uma integração com as outras ciências, nos dependemos delas e muita coisa depende do nosso entendimento destas pra uma aplicação geológica..  Não esperem se forma pra mandar e-mail infantil pra meio mundo de gente lascando com quem ainda esta aqui, o problema não foi gerado pela gente, mas se mantivermos nossa bunda no mesmo lugar nós estamos o apoiando, chegou a hora de questionar, chegou a hora de ir atrás dos nosso interesses..procurem saber do que realmente gostam e vão atrás. Qualquer coisa que eu possa ajudar, que eu conheça alguém que possa da uma luz em tal área estamos aqui, acho que nos merecemos nos formar qualificados e prontos pra enfrentar o mercado de trabalho em qualquer área que quisermos que realmente gostarmos, não nos determos com o velho "é o que temos pra hoje".


Estouremos a bolha.

Palestras SPE e AGESE

Olá gente,
Queria agradecer a presença dos que compareceram as palestras aqui divulgadas..A do capítulo da SPE e a da AGESE..Pra quem não foi perdeu excelestes palestra, e verão aqui um pedacinho do que perderam ..haha e vê se a próxima aparecem.. ;)

Por ordem cronológica..

A palestra da SPE ministrada pelo professor Dr. Antônio Jorge Garcia, da UFS, intitulada: "Petróleo: do poço ao posto"  onde teve coisas bastante esclarecedoras e foi debatido um assunto que todo estudante quer saber sempre: mercado de trabalho.


 

Ah e ainda quem foi ganhou certificado de participação:

Mas aproveitando a oportunidade, na boa, vocês tem q deixar essa mentalidade idiota (tentei achar outra palavra, mas vai essa mesmo) de só ir as coisas se tiver certificado..é legal ganhar certificado? É. Mas só serve mesmo pra quando for se formar, apresentar isso pra contar as horas extras. Porque pra mim não passa de um papel.. O que palestras como essas podem acrescentar na visão  de vocês é bem mais válido, pode crer. Principalmente, pra quem ta entrando no mundo da geologia agora, ai que tinha que tentar ver de tudo um pouco, buscar o conhecimento, buscar entender, não um papel.

Depois desse breve parentese.. 

A palestra da AGESE ministrada pelo Prof. Dr. Demóstenes Torres, do Departamento de Engenharia Civil da UFS e Diretor Técnico da Empresa GEOTEC - Consultoria e Serviços eu não tenho nem o que comentar sabe, baaaaah  (isso que da a convivência com gaúcho)..oxiiiii (bem melhor agora) eu adorei! Foi uma palestra bastante didática onde foi apresentado os tipos de solo a qual a construção civil têm que lhe dar, como resolvem os problemas e exemplos disso na nossa cidade. Foram apresentados alguns dados de sondagem que gerou um debate bem produtivo ao final. Tipo, me fez pensar na interação que tem que rolar entre as ciências, mas não entrarei em detalhes aqui, próximo post só sobre isso. 


Ah e pra finalizar, la foi distribuída pelo geólogo Fernando Maia Jr. uma revista " O petróleo é nosso", desenvolvida pela AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobrás). O conteúdo está muito bom, vale muito a pena ler, quem não foi tenta conseguir que vale a pena e a minha está a disposição pra quem quiser emprestado. :)


Agradecimentos: Meu muito obrigada a galera do Capítulo da SPE pelas duas primeiras fotos da primeira palestra, e ao Fernando pelas fotos da palestra da AGESE.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Vem congresso vem..



Genteeeeee,
Faltam só 10 dias pra abertura oficial do congresso \ooo/
Então vamos da continuidade a alguns resuminhos de trabalhos do congresso dos nosso colegas da UFS..


1- Hidrogeologia do aquífero cárstico, municípios de Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro, estado de Sergipe.

O presente trabalho tem por objetivo analisar o potencial e a qualidade dos recursos hídricos subterrâneos nos municípios de Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro, visando à busca de informações sobre a disponibilidade e potabilidade da água que pode ser utilizada como reserva estratégica para atender a demanda futura do abastecimento público.


Samiramisthaís Souza Linhares; Marcela Cardoso Silva; Alexandre Magno de Figueiredo Maggi; Gustavo Benigno Weidmann; José Walter de Aragão Meneses.
Apresentação em painel dia 03/10/2012 – 17:00

2- MAPEAMENTO DE AREIA, ARGILA E CASCALHO NA REGIÃO DE MORRO DO CHAPÉU E CARFANAUM, BAHIA.

A demanda por materiais para construção civil, areia, argila e cascalho aumenta na região de Morro do Chapéu e Carfanaum, estado da Bahia à medida que novos empreendimentos são instalados na região. Esses materiais são utilizados tanto para construção dos acessos como para instalação das bases dos empreendimentos. O material inconsolidado destinado para construção civil: areia, argila e cascalho, são caracterizados como coberturas detríticas, de interesse para movimentação de terra, proveniente da alteração das litologias pertencentes às Formações Caboclo e Morro do Chapéu do Grupo Chapada Diamantina, onde estão associadas a pequenas “quebras” de revelo da região. De um modo geral, as alterações residuais sobre a Formação Caboclo, a sul e sudoeste de Morro do Chapéu, são de cor vermelha, areno-argilosas e argilosas, com fragmentos de quartzo e de material ferruginoso. As espessuras variam muito, até atingindo 3m. As coberturas detrito-lateríticas, representam depósitos de Areia, Argila, Cascalho e Laterita. As camadas são constituídas de areia com níveis de argila e cascalho e crosta laterítica e restos de matéria orgânica e coberturas detrito-lateríticas. O mapeamento foi realizado em etapas: Fotointerpretação da região através das fotografias aéreas; definição prévia das áreas com probabilidade geológica de encontrar os referidos materiais; mapeamento da região, pelos acessos existentes; descrição dos afloramentos com construção de perfis litológicos e estratigráficos com ênfase nos locais possíveis à exploração e, coleta de amostras; tratamento dos dados de campo com definição das poligonais e cálculo dos volumes de material disponível.

Milena Prado Fontes; Valéria Cristina Evangelista dos Santos; Lucas da Hora Mendonça , Francisco Dias de Souza Junior 
Quarta feira (3/10)- 17h as 18h

3- POTENCIAL HIDROGEOLÓGICO PARA O ABASTECIMENTO PÚBLICO NO MUNÍCIPIO DE INDIAROBA-SE COM USO DO GEOPROCESSAMENTO 


O presente trabalho enfoca o município de Indiaroba e o seu potencial hidrogeológico. Geologicamente, o município encontra-se na Bacia de Sergipe-Alagoas, compreendendo as Formações Barreiras, Cotinguiba e Estância. Foram utilizadas imagens SRTM juntamente com o Modelo Numérico do Terreno (MNT) para encontrar o melhor local de perfuração para prospecção de água subterrânea.


Alexandre Magno de Figueiredo Maggi1; Samiramisthaís Souza Linhares1; Luciana Oliveira dos Santos1; José Walter de Aragão Meneses²
Dia 03 de outubro de 2012 / Sessão Painel 3 / Horário 17h00 às 18h30

4- NEOCOMICERAMUS (MOLLUSCA-BIVALVIA) NO CRETACEO INFERIOR DE SERGIPE

O presente trabalho refere-se ao estudo sistemático do gênero Neocomiceramus Pokhialainen, 1972, na Formação Riachuelo. Este gênero de biválvio pertencem à Família Inoceramidae Giebel, 1852. Os inoceramídeos são os únicos representantes da Classe Bivalvia Liné, 1758 considerados bons fósseis- guias. Neste contexto, o trabalho constata a primeira ocorrência do gênero Neocomiceramus na Formação Riachuelo (Bacia de Sergipe). Este gênero marca o intervalo estratigráfico no Cretáceo Inferior (Hauteriviano-Albiano).

Mellyssa Raquel Santana Martins;

5- INTEGRAÇÃO ENTRE LITOLOGIA PERFIS DE REFLECTÂNCIA NOS DEPÓSITOS CARBONÁTICOS DA PEDREIRA CARAPEBA, MEMBRO MARUIM, FORMAÇÃO RIACHUELO, SUB-BACIA DE SERGIPE.

O imageamento de afloramentos realizado com o equipamento laserscanner consiste numa nova técnica de visualização e rápida aquisição de dados 3D, fundamentada na metodologia LIDAR (light detection and ranging). Através desta é possível extrair importantes propriedades físicas da rocha, tais como, dados geométricos (forma, medida e disposição das geometrias interna e externa das camadas, falhas e fraturas), através de uma rápida e acurada coleta espacial da superfície do alvo, e de intensidade de refletância, através da análise da resposta de refletância emitida pelas rochas. O princípio de funcionamento do equipamento é a geração de uma nuvem de pontos sobre a superfície do seu alvo, no caso a pedreira Carapeba, com o intuito de extrair dados até dos alvos de mais difícil acesso, como afloramentos elevados e íngremes, resumindo o laserscanner gera modelos digitais da superfície do afloramento. O local selecionado para este estudo foi a pedreira Carapeba, localizada no povoado de Bom Jesus, no município de Laranjeiras. Os depósitos aflorantes nesta pedreira correspondem a intercalações de calcarenitos/calcilutitos oncolíticos e oolíticos, dolomitos, recifes algálicos isolados e níveis subordinados de arenito, siltito e folhelho, correspondentes aos sedimentos de rampa carbonática do Membro Maruim, constituinte da Formação Riachuelo, de idade Albiana. A abordagem deste estudo envolveu a descrição de 2 perfis litológicos através da técnica de rapel na pedreira e da utilização de um equipamento de imageamento a laser para coleta de perfis de reflectância. Como resultado deste trabalho foi construído um modelo digital completo da pedreira Carapeba, onde foi possível destacar as feições mais representativas da pedreira, além de ter sido realizado, posteriormente ao processamento dos dados, um mapeamento estratigráfico digital do afloramento através da caracterização de suas fácies com alta resolução através da produção de perfis de intensidade de reflectância e integração destes com a sua descrição litológica.. Através deste produto foi possível diferenciar valores contrastantes de intensidade das refletâncias nas camadas e correlacionar este limite aos ciclos limitados pelas zonas dolomitizadas presentes na pedreira. O trabalho demonstrou que o laserscanner foi uma ferramenta eficaz no que diz respeito à rápida e acurada coleta de dados espaciais, e de reflectância, bem como a construção de um modelo digital da pedreira, (sem limitações relativas a locais íngremes e/ou inacessíveis) proporcionando ao geólogo extração de dados em ambiente realístico 3D.


Autor apresentador: Wendel Barbosa Araújo
Geólogo(a) FAPESE- E-mail: wendel_geo@hotmail.com
dia 1 de outubro / 9h50 - 10h10
ORAL

haha esse ultimo ai é do nosso colega que hoje já é geólogo, formado na primeira turma de geolodia UFS :D

Não deixem de ir da uma olhadinhas nos trabalhos, afinal aqui só são resumos. :)


ps: Mesmo não tendo a ver com o post, não esqueçam: Hoje palestra AGESE, as 20h, clube de Engenharia. :) vide post http://geologiaufs.blogspot.com.br/2012/09/agese-convida.html

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Orgulho Geológico

Oi..
Bem, eu não ia ta postando coisa todo o dia pra vocês não enjoarem da minha cara, mas esse post eu não resisti!
Sempre quando acordo, pego logo o celular e vejo  o que tem no facebook de novidade (viciada), ai hoje a maioria estava la comentando da entrevista do Prof. Fábio Braz Machado..o que me deixou com raiva, pois eu não aguentei e dormi (pois é acordar as 6:40 todos os dias, nestas duas ultimas semanas, está me matando, tava no ritmo da greve ainda)...

Tempos mais tarde estou eu indo para a Ufislândia, pegando meu ônibuzinho de sempre..quando fui passar na catraca o cobrador faz: BOM DIA FUTURA GEÓLOGA! ( eu nunca o tinha visto na minha vida). Levando em conta que ele percebeu que eu faço geologia pela blusa:


Eu abri meu sorriso simpático de felicidade e fiz: BOM DIA!
Ele repetiu " futura geóloga" umas três vezes, o que me trouxe uma sensação estranha..sei la..uma felicidade interna..Estilo uso muito essa blusa, inclusive pessoas ja me perguntaram o que eu fazia na universidade enquanto eu a usava, e sempre vem aquelas perguntas: "Biologia?" "Geografia?" "O que faz geologia?"
Não sei se o cara realmente já sabia o que era geologia ou assistiu o programa ontem, sei la.. Eu depois percebi que essa "felicidade interna" na verdade, foi um orgulho que me deu, de ser reconhecida como futura geóloga, orgulho de fazer parte destes, orgulho dessa profissão escolhida.

Que vocês possam também sentir esse orgulho um dia, e que bom para os que já sentirem..Parabéns, pra nós geólogos, vamos trabalhar por uma Terra melhor. :)

Agora deixe eu ir ler meus artigos porque não sou blogueira, sou futura geóloga porra! kkkk :D


Ps: Quem achar a entrevista avisa ai, porque procurei no youtube e ainda não está la :(

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

AGESE Convida!

Olá geólogada,

A AGESE esta dando continuidade ao ciclo de palestras no dia 20/09( quinta feira)como já havia sido dito no post anterior que tratava sobre a AGESE..
Vai ser no mesmo local: Clube de Engenharia, na coroa do meio as 20h.
O tema sera o seguinte : “Características e problemas geotécnicos associados aos solos de Aracaju”. O palestrante será o "Prof. Demóstenes Torres, do Departamento de Engenharia Civil da UFS e Diretor Técnico da Empresa GEOTEC - Consultoria e Serviços "


Não deixem de participar! É de graça meu povo :D

Quem procura acha!

OiOiOi..

Boooom diaaaaa futuros geólogos..

Então temos umas novidades para vocês do que anda rolando pelo nosso Núcleo de Geologia..
Bem..a reitoria libera todos os documentos solicitados e tal, depois que são aprovados..eles estão no portal da UFS http://www.ufs.br/ , vai em "publicações", depois "oficiais", depois "atos da reitoria", olhando " Atos da Reitoria - Edições de N° 190 a 224"  no ato 224, consta uma boa notícia :

P O R T A R I A      N°   2023
   de   09   de    agosto   de   2012.
                             Designa Fiscal de Contrato.
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL
DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e considerando o que consta no Processo 23113.008290/
12-20;
R E S O L V E:
Art. 1º - Designar o Motorista, Nível de Classificação C, Nível de Capacitação 4, Padrão de Vencimento 16, NAPOLEÃO PEREIRA DOS SANTOS,
Matrícula SIAPE nº 0425629, lotado na Divisão de
Transporte – DITRAN/DSG/PREFCAMP, em exercí-
cio na Função de Chefe da referida Divisão, como Fiscal do Contrato n° 89/2012-UFS, firmado com a
Marcopolo S/A, para a aquisição de um ônibus para
atender às necessidades do Núcleo de Geologia da
Universidade Federal de Sergipe
Art. 2º- Designar, para assumir a fiscalização
dos contratos mencionados no Artigo 1º, nas ausências funcionais do fiscal, substituindo-o, o Motorista, Nível de Classificação C, Nível de Capacitação 1,
Padrão de Vencimento 16, JOSÉ DOS ANJOS FILHO,
Matrícula SIAPE nº 425232, lotado na Divisão de
Transporte – DITRAN/DSG/PREFCAMP.
Art. 3º- Esta Portaria entra em vigor na data de
sua publicação no Boletim Interno de Serviço desta
Universidade.
  PUBLIQUE-SE, DÊ-SE CIÊNCIA E CUMPRA-SE.
Prof. Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho
REITOR



Ou seja..vêm buzu próprio por ai.. espero que assim as saídas de campo fluam não é mesmo? Vamos aguardar pra ver no que da.. e que seja aprovado, pois um ônibus a disposição  é o ideal \o/ Estamos na torcida..


Outra novidade achada la (4 meses antes destas), ja que a gente ja ta falando de veículos mesmo, não custa divulgar.. foi esta aqui: 

P O R T A R I A     Nº  1052
 de    24   de    abril   de   2012.
Autoriza servidores a conduzir veículo.
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL
DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e considerando:
o que determina a Lei nº 9.327, de 09 de dezembro de 1996;
o que consta no Ofício nº 026/2012/
PREFCAMP de 19/04/2012;
R E S O L V E:
Art. 1º- Autorizar os servidores abaixo relacionados, lotados no Núcleo de Geologia do Centro
de Ciências Biológicas e da Saúde-NUGEO/CCBS, a
conduzir veículos oficiais da UFS quando houver
insuficiência de servidores ocupantes do cargo de
Motorista Oficial, desde que a condução dos veículos
se dê exclusivamente no exercício das atribuições
próprias do cargo ocupado pelos autorizados e no interesse do serviço:
PROFESSOR-Nº SIAPE-CNH
Ana Claudia da Silva Andrade-1292226-00959342788
Aracy Sousa Senra-2578253-02574876131
Edilma de Jesus Andrade-8426696-00343483847
Herbet Conceição-285364-02562326945
Maria de Lourdes da Silva Rosa-1298067-
02769492500
Art. 2º- Esta Portaria entra em vigor nesta data,
devendo ser publicada no Boletim Interno de Serviço
desta Universidade.
PUBLIQUE-SE, DÊ-SE CIÊNCIA E CUMPRA-SE.
Prof. Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho
REITOR



Ou seja, veículos da Universidade podem ser conduzidos por tais professores na falta de motoristas oficiais, bem..só não entendi ai porque TODOS os professores não constam nessa lista, já que ha saída de campo por parte dos demais também, vai ver eles se abstiveram né de tal solicitação, não é mesmo? Ou não formam comunicados? Ou nem sabiam disso? É realmente não sei. 
Só acho que "não são dados pontos sem nó."


Agradecimento: A nossa colega de curso Luciana Oliveira pelo achado, e divulgação, obrigada :)

domingo, 16 de setembro de 2012

AGESE


Digaew geologada..

A AGESE (  Associação dos Geólogos no Estado de Sergipe) existe, aliais não só existe como está funcionando não é um existe do tipo algumas instituições públicas, "existe mas não funciona". Inclusive ocorreu dia   23/08/2012 (quinta feira) as 19h, no clube de engenharia uma palestra bem interessante do Prof Dr. Luiz Carlos Fontes, pesquisador da UFS a qual o tema foi: "A borda continental (das águas rasas às águas profundas) e a interação continente-oceano: uma nova fronteira de estudos geológicos em Sergipe". Foi divulgada por e-mail para geólogos e estudantes de geologia, seguiu a seguinte sinopse da palestra( pra quem não recebeu) :

" O Prof. Luiz Carlos Fontes tratará sobre os estudos que vem sendo desenvolvidos pelo Laboratório Georiomar,  em uma parceria entre a PETROBRAS e a Universidade Federal de Sergipe cujos objetivos são conhecer o fundo marinho e os controles da sua evolução desde o Terciário até os dias atuais (Quaternário), os quais são responsáveis pelas complexas interações com o continente nos últimos milhares de anos e pela configuração da planície costeira e do relevo do fundo oceânico.O Laboratório Georioemar vem desenvolvendo pesquisas em geologia e geomorfologia marinha dos ambientes da plataforma, cânions submarinos e talude continental. Na palestra serão divulgados os estudos que estão sendo realizados na plataforma continental de Sergipe, com o patrocínio da Petrobras."


Sinto informar que quem não foi perdeu uma excelente palestra, lamentável hein. Porém não fique tão triste, porque é um ciclo de palestras que foi iniciado..ou seja vem mais por ai. A AGESE pretende realizar uma palestra por mês, gente é de graça, não custa nada ir assistir.. se não me engano a data da próxima ficou marcada para 20/09, assim que souber mais detalhes posto aqui.

Foi explicado também la, pra que serve a AGESE, o que é a AGESE essas coisas, foi falado da nova cara da AGESE e das atividades que a AGESE pretende promover, estarei elaborando também um post só sobre isso. Estejam de olho, e não deixem de participar de tais eventos porque eu pelo menos acho bem legal a título de conhecimento, socialização e etc.


O blog do Georiomar pra quem não foi a palestra e quer saber um pouco mais sobre:  http://georioemar.blogspot.com.br/

Até o próximo post.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Vem congresso vem.. iaiaô

Iaiaô..
Essa seção de posts congresso, vem falando das festas e tal..
Vocês já tão ligados não é? Titãs na festa de abertura do congresso.. huhu \o/ Acho que TODOS ja sabem, e esperam ansiosamente por tal show..Não sabe? Como assim em que mundo você vive? kkkk
Pois, pra manter-se informado do que vai rolar fiquem de olho na página do facebook do 46° de geologia http://www.facebook.com/groups/congressogeoogia/ , la ta tendo informações legais não só sobre festas, mas ônibus  dos aeroportos pra Santos, por exemplo. (Inclusive aproveitando e ja deixando a fonte: a imagem a baixo foi pega de la, a qual não sei a autoria)




Como vocês repararam na imagem dia 3/10 está marcado o Geolual huhu \o/.. Vai ser muito legal pra confraternizar com a gelogada das outras universidades e tal, não deixem de da um pulinho la. O esquema tinha sido divulgado já a um tempo e tal, mas ontem a noite a  Mayara Macchin( Universidade Estadual de Campinas) disse que não vai ser mais como tinha sido dito ( http://www.facebook.com/photo.php?fbid=404777276249967&set=a.175981829129514.45340.169930846401279&type=1&theater )

 Ou seja.. esqueçam isso aew.. A galera da Unimonte (Universidade da baixada santista) ta organizando o geolual em total sigilo txantxantxan... pois é , mas acho que vem coisa legal por ai, estou curiosa pra saber e assim que tiver maiores informações estará aqui no "Vem congresso vem.. iaiaô" ! :D

Aaaaah e pra quem ta chegando dia 29/09 em Santos pra ja curtir a noite e tal, a galera também está se mobilizando pra uma primeira socialização hahaha https://www.facebook.com/events/375933409144765/.. No bar do Torto, vamos aparecer por la conhecer o pessoal, é sempre bom trocar experiências, trocar outras coisas também pra quem quiser..opção de cada um, mas enfim...Fiquem ligados la na página no facebook pra saberem das demais novidades.. e assim que soubermos o esquema do geolual será postado aqui.

E pra super finalizar e vocês entrarem no clima olha só esse vídeo do congresso de Belém:






Via: youtube Enviado por  em 07/10/2010


E que venha Santos Iaiaô!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Vem congresso vem..

  

O congresso está ai batendo na porta.. E ai preparados? hahaha
  Nessa seção (que está dividido em etapas de postagens, para não ficar muito extenso, e também porque daqui para o congresso teremos sempre novidades hehe) serão apresentados resumos de trabalhos dos nossos colegas de curso de geologia, resumos feitos pelos mesmos, como uma breve introdução para vocês ficarem ligados nas frentes de pesquisa que o curso anda desenvolvendo/desenvolveu e o que será visto por la. E já fica o convite para todos irem prestigiar nossos colegas, ver melhor seus trabalhos..
  Ah e deem uma olhadinha no site do congresso http://www.46cbg.com.br/ que já está la disponível a programação certinho das palestras, na minha opinião tem umas bem interessantes que valem a pena esta la as 8h da matina mesmo tendo tomado um porre na noite anterior hahaha

Então vamos aos resuminhos..


1- BATÓLITO GRANÍTICO SÍTIOS NOVOS: GEOLOGIA E PETROGRAFIA

Apresentação e discussão de novos dados geológicos e petrográficos sobre o Batólito Sítios Novos (BSN). Um corpo intrusivo no Domínio Poço Redondo pertencente a Faixa de Dobramento Sergipana (FDS). Também será apresentado a metodologia aplicada, as quais envolvem o levantamento bibliográfico, fotointerpretação de fotos aéreas tradicionais, missão de campo e preparação físicas de amostras de rochas."

Trabalho de Maurício Almeida (2010).
Segunda feira( 1/10) SP05; 17-18h


2- CARACTERIZAÇÃO DOS SEDIMENTOS DA PRAIA DOS ARTISTAS - COROA DO MEIO - ARACAJU/SE

Como a praia é um ambiente de transição, a caracterização desta foi baseada nas análises granulométricas, morfoscópicas e composicionais. As 4 saídas de campo foram realizadas de acordo com a maré baixa de sizígia, quando a praia se encontra mais exposta, estendendo-se pelo perfil transversal (o perfil 3) com coleta superficial dos sedimentos em cada compartimento geomorfológico (Face de praia inferior - linha d'água, face de praia inferior, face de praia intermediária, face de praia superior, feição eólica, pós-praia). 
A análise granulométrica foi feita através do peneiramento a seco e pelo tratamento estatístico utilizando o programa SYSGRAN, fornecendo a média e o selecionamento dos sedimentos. Já as análises morfoscópica e composicional se basearam na classificação de 300 grãos quanto ao arredondamento, esfericidade e composição com o auxilio da lupa binocular. "

Esse é o trabalho de Carolinna Maia, Clarissa Dalan e Nayana Dantas. (todas 2010)
 Dia 2/10, sessão painel 2.. o horario é das 17h as 18h



3 - Composição e Distribuição dos Biodetritos nos cascalhos da Plataforma continental Norte de Sergipe


" O trabalho fala basicamente dos cascalhos da plataforma continental do litoral norte de Sergipe. Fala como eles são e como estão distribuídos nessa região... caracteriza espacialmente cada especie, mostrando em que profundidade se encontra cada especie e quais são os tipos de sedimentos associados. Esse estudo é bastante relevante para a preservação ambiental da área, visto que é uma área importante para as empresas que exploram hidrocarbonetos."


Trabalho de Daiany Santos da turma de 2008,
2/10, 17-18h

4-MAPEAMENTO GEOLÓGICO (1:70000) DA PORÇÃO SUDESTE DO DOMÍNIO CANINDÉ, SERGIPE, NE-BRASIL

"O presente trabalho consiste em um levantamento preliminar de dados litoestruturais na região entre os municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo, sertão sergipano, e tem como objetivo a caracterização tectono-estratigráfica da porção sudeste do Domínio Canindé (DC), que se encontra inserido na Faixa de Dobramento Sergipana, integrante da Zona Externa Oriental da Província Borborema."

Trabalho de Francisco Souza Jr(turma de 2008) co autoria Ingrid Torres e Rayane Góis(turma de 2010 ambas).
2/10 das 17 as 18h.



Não deixem de ir prestigiar seus colega todos são sessão post, haverá novo post com resuminhos de mais trabalhos. Até a próxima seção congresso :)


Agradecimento: Geólogo Ícaro Santo por sugestão de matéria, e aos colegas que me deram um resumo :)

Parceria Solidária

Olá..
 Tenho uma notícia bem legal..
O pessoal do Capítulo da SPE Sergipe, nossos colegas da Engenharia de Petróleo UFS, estão realizando na quarta feira, 19 de setembro de 2012, as 15h uma palestra intitulada: "Petróleo: do poço ao posto". O palestrante será o prof. Dr. Antônio Jorge Garcia. As inscrições já estão abertas, e é necessário somente: 5 reais + um brinquedo.
Os brinquedos serão para doação para uma instituição, a qual eles farão no dia das crianças. É uma iniciativa bem legal, então não deixem de participar. Além do conhecimento, vocês estarão colaborando com essa parceria solidária. Para se inscrever mandem e-mail para: sergipestudents@spemail.org , onde eles enviarão uma ficha de inscrição para ser preenchida e tirarão qualquer dúvida. A inscrição e o brinquedo eles receberão no dia da palestra. Não deixem de participar!




Agradecimento: A nossa colega de curso Carolinna Maia, pela divulgação.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O que é geologia pra você?

Olááááá.. Antes de começar o post em si, vamos aos esclarecimentos.. a intenção da criação desse blog foi que a geologia UFS não ficasse restrita a poucos, que quem quisesse pudesse saber das coisas que estão ocorrendo no nosso curso, não tem a intenção de ofender ou denigrir ninguém, simplismente de levar a informação. Caso ocorra da informação não condizer com a verdade( o que levarei muita cautela pra que isso não ocorra, porém errar é humano e saberei corrigir.). Não pretendo falar só do curso, pretendo falar da geologia em si, a geologia no mundo, como disse na descrição estou aceitando sugestões de postagens..esclarecimentos a parte vamos ao post :) hahaha ps: não sou muito boa escrevendo, mas vou tentar que fique uma coisa legal ;) Quem são os geólogos? O que eles fazem? O que é a geologia? Estuda o que? Quando eu entrei no curso só sabia que a geologia estudava a Terra, acho que até hoje muitos só sabem disso hehe. Aos poucos fui descobrindo o que era a geologia e o tão ampla que esta é. Cada dia que passa venho me maravilhando com a ciência que é a geologia.. lembro que de início ao procurar o que era geologia achei um texto legal no site da VALE, que diz o seguinte: "Geologia é a ciência que estuda as propriedades físicas da Terra. A geologia tem um papel fundamental no aproveitamento eficiente dos recursos do planeta, incluindo o solo, recursos energéticos e matéria-prima industrial. A Geologia investiga as características das partes interiores e exteriores da Terra, na tentativa de compreender os processos químicos e físicos que a transformaram no planeta como o conhecemos hoje. A Geologia nos ajuda na exploração de minerais, água e recursos energéticos, na descrição de materiais encontrados na Terra, na avaliação de impactos ambientais e na elaboração de projetos de restauração ambiental." Poooow.. quando li isso na época logo pensei: caracaaas..a geologia é foda pra caralho.. Não sei se vocês concordam, porém continuo pensando assim.. essas perguntas a cima não vou responde-las cabe a cada um descobrir.. espero que a geologia continue me encantando e encantando a vocês. E é isso para um primeiro post kkk agradeço a atenção de quem leu. ps: Podem mandar e-mails com sugestões, não quero que esse blog seja "meu" e sim da geologia, mandem e-mail e não se preocupem que os créditos serão dados.