quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Entrevista Geológica

Olááá!!

Genteee o blog não morreu! he-he Só ando meio sem tempo depois desse retorno as aulas..em fim.
A nossa entrevista geológica de hoje é com um baiano muito chato kkkk,  ops erro de digitação, gente boa, que apesar de ser baiano atua ativamente na área da geologia. Conheçam mais sobre seu trabalho lendo a entrevista abaixo :


-Formado por qual universidade: Universidade Federal da Bahia
- Nome completo: Marcus Vinicius C. Almeida Jr.
-Natural de: Salvador
-Mora atualmente em: Salvador
-Idade (opcional): 28
- Trabalha atualmente em: Consultoria
- Mestre, Doutor(a) ou nenhum dos dois? Mestrando


Perguntas:
1- Por que escolheu geologia?
A Geografia Física da forma que foi ensinada no ensino médio me estimulou, até porque na época, a Geologia não tinha toda essa visibilidade e mídia que tem atualmente.

2- Já pensou alguma vez em desistir do curso na graduação? Caso sim, por quê?
Não só pensei, como já abandonei, no final de 2003. A Universidade passava por um período de muitas greves. Em dois anos enfrentei três. Querendo ou não isso desestimula, faz perder o ritmo e até o vislumbre do seu futuro. Desisti do curso, fui fazer Administração, mas “o coração falou mais alto” e em 2007 retomei meu curso de Geologia,mas dessa vez, sem abandonar a Adm. rs

3- Como escolheu a área de trabalho ao se formar? Decidiu isso logo?
Durante a graduação passei por diversas áreas de atuação, geologia costeira e sedimentar, geologia marinha, geologia ambiental e, por fim, terrenos metamórficos, que é o meu campo de atuação no mestrado.

4- O que você faz no seu emprego atual?
Como presto consultorias, isso aumenta o leque de atividades e áreas de atuação. Já passei pela área ambiental, geoprocessamento e atualmente presto consultoria no setor de pedras preciosas.

5- Como você ver o mercado de trabalho, hoje, pra área a qual você trabalha?
Meu foco principal é a carreira acadêmica e para essa área, sempre há espaço para novos profissionais.
Na prestação de consultorias, a área ambiental é a “menina dos olhos” da Geologia atualmente, e não faltam trabalhos para tal.
De modo geral, é notória a divulgação da Geologia na mídia, em diversas áreas, principalmente com o “boom” do setor de óleo&gás.

6- O que você esperava como estudante(ideais profissionais e etc.) foi concretizado ao se formar e entrar no mundo profissional? Você está satisfeito com sua vida profissional dentro da geologia? 
Durante a graduação muitas ideias passaram pela minha cabeça, me vi atuando em diversas áreas e ambientes diferentes; mas sim, depois de ter uma ideia consolidada do que eu queria, me sinto satisfeito com minha vida profissional. Entretanto, nunca acomodado, porque a vontade de “querer mais” sempre me acompanha e, partindo desse pressuposto, nunca estarei plenamente satisfeito. J

7- Quais experiências(profissionais, fora a atual) você já passou como geólogo? Qual você achou mais importante? Por que?
Aprende-se sempre com todas as experiências profissionais, por isso eu diria quetodas são importantes.

8- O que te leva a pensar na frase que "a geologia é foda pra caralho."? (um fato, um local, etc..)
Trabalho de Campo. É quando você vê que, por mais que você saiba, sempre existirá aquilo que te deixará com uma dúvida e com a vontade de estudar mais, porque nunca é suficiente.

9- Caso queira deixar um recadinho pra a geologada que esta aí se lascando para se formar, para aqueles que não sabem se é isso que querem da vida, para aqueles também que já sabem que gostam, mas tão sem gás..fique a vontade.. :)
O que eu tenho visto dessa nova geração é que já entram no curso pensando em sair para ganhar dinheiro e ficar rico. Mudem um pouco essa mentalidade (não que ganhar dinheiro seja ruim, óbvio que é ótimo!!), curtam a graduação, porque são 5, 6, 7 anos maravilhosos!  E ao se formarem, corram atrás do que querem, tem Geologia para todos.


Então é isso galera, até a próxima :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário