quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Entrevista Geológica

Genteee boa noiteee!!

Nesse meio da semana, venho aqui postar essa sessão que adoro muito! É muito bom ler essas experiências, essa em especial deu um ânimo uma inspiração. Então compartilharei com vocês e garanto que vão adorar.

Uma ótima geóloga e uma pessoa maravilhosa foi a impressão que ficou mesmo que por pouco tempo de convivência. Até porque aqui só entrevisto quem eu gosto (kkk). Enfim, deixarei de enrolar..

La vai:

Formada por qual universidade:
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
- Nome completo:
Sheila Magalhães Oliveira Costa
-Natural de:
Salvador - BA
-Mora atualmente em:
Lauro de Freitas - BA
-Idade (opcional):
37 anos
-Trabalha atualmente em:
MMGS – Mineral Mind Geological Services
- mestre ou doutora?
Não

Perguntas:
1- Por que escolheu geologia?

Escolhi geologia por influencia do meu irmão que é engenheiro civil e ele me dizia que o meu perfil se encaixava na profissão de geologia e então, comecei a pesquisar e gostei, mas mesmo assim, insisti na minha primeira opção que era arquitetura e escolhi a geologia como 2ª opção e geofísica como 3ª opção. Na época que fiz vestibular, quem escolhia arquitetura tinha que ter 3 opções pois a prova de aptidão anulava uma opção em caso de reprovação e foi isso que aconteceu... Perdi na prova de aptidão e geologia passou a ser minha 1ª opção e geofísica, 3ª opção.

2- Já pensou alguma vez em desistir do curso na graduação? Caso sim, por quê?

Sim, pensei em desistir... Fui reprovada em física I, uma vez, física II, duas vezes e física III, três vezes! Nessa terceira vez, queria desistir, pensei que aquilo não era pra mim, mas meu pai me deu “uma prensa” como se diz aqui na Bahia e me abriu os olhos (disse pra mim: “ou você continua na universidade, ou fica na farra!”), pois na verdade eu estava muito envolvida nas festinhas da universidade... Não queria mais ir só pros rocks da geologia! Ia pros MPBs de farmácia, pros forrozinhos da Biologia e etc... (rsrs). Parei com tudo e me dediquei à geologia.


3- Como escolheu a área de trabalho ao se formar? Decidiu isso logo?

Não escolhi... Quando formei, fiz trabalhos de consultoria por 6 meses. Fazia trabalhos de licenciamento ambiental. Fiz licenciamentos para areia, cemitério e matadouro. Também fiz trabalhos de cadastramento de propriedades em zonas rurais com GPS geodésico, prestando serviço pro INCRA. Mas surgiu a oportunidade de trabalhar em Jacobina pela Desert Sun Mine, que depois foi vendida para a Yamana Gold e eu fiquei no ramo de mineração por 8 anos entre as minas de Jacobina (JMC) e Teofilândia (MFB).

4- O que você faz no seu emprego atual?

Atualmente, estou na MMGS e estou recomeçando a atuar na área de meio ambiente, apesar de ter entrado nesta empresa, prestando serviço de modelamento geológico para a Yamana.

5- Como você vê o mercado de trabalho, hoje, pra área a qual você trabalha?

Como disse anteriormente, estou recomeçando na área de meio ambiente e vejo grande projeção nesta área, uma vez que vivemos numa época de sustentabilidade ambiental a qualquer custo se não, morremos...


6- O que você esperava como estudante (ideais profissionais e etc), foi concretizado ao se formar e entrar no mundo profissional? Você está satisfeito com sua vida profissional dentro da geologia?

Não sou muito de esperar do futuro. Prefiro ir vivendo... Quando me pergunta se foi concretizado? Sim, tudo que passei nos quase 10 anos de formada, foi muito bom e está sendo...

7- Quais experiências (profissionais, fora a atual) você já passou como
geóloga? Qual você achou mais importante? Por quê?

Como falo demais, já falei de todas as minhas experiências na resposta da pergunta de número 3... Rsrsrs.
Não teve a mais importante e sim a mais “formadora”, a qual passei mais tempo que foi na Yamana Gold. Foi a que tive oportunidade de realizar cursos para me especializar em modelamento geológico, por exemplo, e é uma coisa que gosto muito de fazer...


8- O que te leva a pensar na frase que "a geologia é foda pra caralho.”? (um fato, um local, etc..)

Para mim, porque o geólogo é um profissional diferenciado / não comum e exótico!!!! Que tem que ser natural e exato (afinal, é uma ciência exata!!!) ao mesmo tempo... Também gosto quando as pessoas (e são muitas!) perguntam quando falo minha profissão: “Bióloga?” ou “Geógrafa?”, porque tenho que explicar a particularidade e o “mundo que é ser geóloga” e o que uma geóloga faz!!!!


9- Caso queira deixar um recadinho pra a "geologada" que ta ai se lascando pra se formar, pra aqueles que não sabem se é isso que querem da vida..kkk, pra aqueles também que já
sabem que gostam, mas tão sem gás.. fique a vontade.

Quero dizer para os que pensarem algum dia em desistir, que não façam essa besteira! Vamos sim, duvidar das coisas, ideias e ideais, mas desistir nunca, até porque, acredito muito numa frase que li do filósofo espanhol Ortega y Gasset , "O desenvolvimento intelectual de uma pessoa se mede pelas suas duvidas".   
É uma profissão belíssima e que vale muito a pena ralar pra se formar e ser chamado de geólogo ou geóloga. E pras geólogas em especial, nós somos mulheres HI GRADE, com um potencial gigantesco, pois ser mãe, mulher, filha, irmã, tia, dona de casa e geóloga... Ah! Isso não é pra qualquer ser humano!

Espero que tenham gostado. Bjos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário