sexta-feira, 4 de abril de 2014

Vêm congresso vêm.. ( Nota sobre os preços - Esclarecimentos)

Hey ho!

De volta a seção congresso...afinal desde Santos que não escrevo nessa seção post hihi.

Caso vocês lembrem ( o que acho difícil), na ultima seção post sobre o congresso de Santos ( Foi congresso foi..) eu disse que achava que Ssa não ia ser tão bom quanto Santos, mas que esperássemos pra ver. Pois bem..esperamos. E vimos que não ira começar tão bem.  Com uma inscrição inicial de 250 reais pra estudante sócio, não teve quem não reclamasse. Afinal santos pagamos 150 reais na inscrição com direito a Titãs na festa de abertura.

Os principais públicos alvos desse congresso são os estudantes, afinal é pra gente que mais vale a pena publicar um trabalho nesses congressos. E estudante de geologia, não é rico. Pelo menos falo pela maioria. Dai gerou toda uma repercussão em facebook, cartas e etc. As quais eu pretendo explicar aqui o que foi feito pra tentar reduzir esse preço e o resultado disso.

Pois bem, tudo começou com reclamações no facebook.. do tipo :
“ o congresso ta um assalto”


Ou algo mais elaborado do tipo:

"Eu fui no congresso do GSA em Denver no Colorado no ano passado e vi um monte de coisas que o Guano já tinha falado pro pessoal aqui, mas ninguém ouve. Acho que a Enege até poderia ajudar nessa questão. Lá eles não usam esses stands caros pra todos mundo. Quem quiser um stand cheio de coisas, paga por isso. Os stands padrão são o espaço demarcado no recinto do evento e atrás de cada stand tem tipo um varão de cortina com uma cortina com cores padrão...bem mais barato do que montar esses stands que são absurdamente caros. Outra coisa, só a Aquacon que monta o congresso de geologia, acho que deve ter outras empresas que poderiam entrar nessa concorrência. Também tem a questão do coffee break. Cansei de ver gente enchendo a mochila com lanches pra comer depois. Acho que uma estrutura bem montada poderia ser com vouchers para pegar um lanche. Assim cada um que se inscrever, tem direito a X vouchers para se alimentar durante o evento e sem exageros. Parece que os coffee breaks são mais importantes do que o restante, além de ser vergonhoso a pessoa encher a mochila com lanches e esquecer dos outros que ainda não comeram, custos etc. Em Santos a Geologia BR foi patrocinadora (o patrocínio mais barato), mas agora na Bahia, se eu fosse patrocinar (eu fiz as contas) daria pra eu mandar mercadoria, ir até esse congresso do GSA em Denver, comprar um stand lá, expor a semana inteira, levar um funcionário comigo, voltar e mandar carga de volta e ainda sairia pau a pau com o que eu gastaria para ir até a Bahia e ser patrocinador...FALA SÉRIO?! Alguma coisa tá muito errada nisso tudo...."

Opiniões a parte.. 

Em reunião com alguns representantes da SBG no Simpósio do suldeste, foi exposto os custos que se tem em um congresso. E que nesse de SSA digamos que os patrocínios estão escassos. Mas mesmo assim, acharam justas as reivindicações e foi aconselhado que fosse elaborada uma carta formal da ENEGE, junto com a assinatura dos presidentes dos Centros Acadêmicos ( CAs) de todos os institutos de geociência do país e entregue ao núcleo organizador do congresso.



O que foi seguido e assinado por todos os CAs, inclusive o nosso da UFS o qual eu era presidente na época ( e que está sem nenhum representante hoje porque 3 criaturas não se dispõem a organizar uma eleição -  lamentável). 

Devidamente encaminhada, com o passar do tempo obtivemos uma resposta:


Como puderam observar nada favorável a gente...Mas acho que valeu a tentativa gente. Agora é ver se vai ter público esse congresso. No caso da UFS, que fica do ladinho o custo é menor principalmente com locomoção para SSA, mas mesmo assim 250 em uma inscrição de um Congresso BRASILEIRO não esta nada agradável.  Todos agora já cientes do que foi feito, tirem suas conclusões, vejam o cofrinho se vai da pra ir, e é isso. Só espero que não se torne um “simpósio do nordeste “ afinal esse congresso teria que ser pro país todo.

Beijinhos :*