sexta-feira, 28 de março de 2014

Diário de Viagens

Olá gente!

“Eu voltei e agora pra ficar por que aqui, aqui é o meu lugar..”

É isso mesmo..eu tomei vergonha na cara e vou voltar a escrever no blog de verdade. Vamos deixar de lero lero que tenho muita coisa pra contar muitos posts para fazer.

Para começar vou fazer o diário de viagens, e dessa vez com quem? Com quem? COMIGO! HUHUHU!

   E vamos diretamente para Colômbia Bogotá! Esta ai um lugar que deixou histórias pra contar..e que histórias cara. Vocês vão ouvir falar mais sobre, afinal em breve publico algo relatando sobre o Imperial Barrel Award (IBA), uma competição que participei. Esse diário de viagens vou relatar os dois museus fantásticos que visitei. O museu do ouro e o Museu Internacional de Esmeraldas.

Comecemos pelo “ Museo Del oro”.



O museu em si não é algo tão geológico é mais arqueológico. Tem várias peças hiper antigas em ouro dos povos que viviam na América Latina, principalmente na Colômbia. La  são 4 andares de museu, sendo que no ultimo é algo bem mais regional. Nos três andares se dividem peças por temas. Como técnicas de confecção, religião, história dos metais ( pra mim a parte mais interessante), entre outros.






Como da pra perceber pelas fotos, a galera já usava um ourinho pra agregar um valor. Desde sempre o ser humano gostou de divar, ow povinho viu. (Cara, juro que não consigo escrever sem minhas piadinhas sem graça.. se não, não sou eu escrevendo kk).


Mas nossos ancestrais não usavam o ouro somente pra ficarem mais bonitos não, era muito usado na religião(mitologia também.  Além das peças expostas no museu falando um pouco sobre as crenças desses povos , tem uma sala que retrata  um pouco desses rituais que ocorriam. Uma sala hiper escura, tipo maior breu, que você entra não enxerga nada a não ser uma luz no chão, que é um “buraco” com uma tampa de vidro iluminado com ouro dentro. Depois começa uns sons que me pareceu um ritual de macumba, apesar de nunca ter ido em um, acho que deve ser algo do gênero. Abaixo esta o vídeo dessa sala do ritual mitológico.



Por fim vou falar um pouco da parte que mais gostei. Que foi um vídeo com a evolução dos metais, na verdade seria referente ao nosso uso dos metais com o passar dos anos, e o quanto somos dependentes dele. Me fez parar pra pensar, não que eu não tenha pensando nisso antes, mas me fez pensar mais de como não tem condições viver sem metais. Eu não digo impossível, porque não gosto de dizer que algo é impossível, mas seria muito, muito, mais muito, bote mais muito nisso, difícil! Pra tudo se usa metal e essa evolução ocorreu de uma forma relativamente rápida. Cada vez mais exploramos esses metais, uma forma de ver isso é que inúmeras profissões dependem diretamente da extração desse metal.  E outras dependem indiretamente. Algo fantástico. Realmente adorei essa parte, e aquele vídeo. Caso tenham a oportunidade de ir nesse museu um dia, assistam ao vídeo. 

Eu super feliz pós vídeo.

Agora nos tele transportaremos agora  para o  “ Museo Internacional de La Esmeralda”.

Eu e o meu eterno calouro :)

Esse museu é excelente.  Infelizmente não pudemos tirar fotos dentro do museu, pois não é permitido. Dai só tenho algumas fotos da entrada.





Foram passado dois vídeos, para depois entrarmos de fato no museu. O inicial eu realmente não me lembro o que era, tentei lembrar mas não lembro. Misael você lembra? (se lembra comenta ai hahaha). O segundo era sobre a exploração da esmeralda, e a esmeralda em si. Mostrava o local de exploração e como era feita. Após esse vídeo uma guia nos acompanhou a entrada do museu. Só faltou um capacete pra eu ficar mais feliz ainda. Tratava-se  da reprodução de uma mina. Entramos tipo uma caverna, onde tinha a reconstrução de tubos que passavam oxigênio e tudo mais. E uma lateral eram as paredes com rochas, veios de quartzo e as lindas esmeraldas brutas. Quase chorei de emoção. Dai a guia foi contando a história, de formação, pureza, extração. Ficou uma reprodução muito bacana de uma mineração o museu. Super valeu a pena à visita. Após passarmos pela mina, entramos em um salão com ecas expostas, com gemas divinas de esmeraldas. Infelizmente nenhuma foto também. Tinha uma esmeralda brasileira exposta La, que até Misael tirou brincadeira com a guia dizendo que aquela era a melhor kkkk.  Após ela mostrar as peças, explicar algumas e tal, nos fomos pra outro salão onde vendia peças de esmeralda, lapidadas lindas. Ai eu na minha condição de estudante, fui perguntar assim sabe, por curiosidade quanto era uma esmeraldinha que tinha La, tipo um grão de arroz.. custava só 60 dólares. Acho que aquilo não tinha nem um grama.


Pois é, fica pra próxima a esmeralda kkk.  Mas só um comentário sobre isso.. nas lojas de artesanato próximas ao museu do ouro vendem esmeraldas também e pelo que percebi são mais baratas um pouquinho. Pra quem tiver interesse ao ir a Bogotá.

Por esse post é só. Beijos pra vocês e até o próximo post.